terça-feira, 17 de junho de 2025

Jade (Clã da Lobas)

Eu não havia feito esses desenhos para postar aqui, mas a Jade do Clã das Lobas me pediu para fazer. No dia dois de Junho foi comemorado o dia internacional das profissionais do sexo Eu ainda estava terminando outro desenho. Então não consegui fazer nada temático. Eu sou um simpatizante das causas pelas quais essas mulheres lutam. Podem me julgar, que eu não me importo.

De alguma maneira eu percebo uma pequena semelhança entre o meu trabalho artístico com o trabalho delas. Porque a minha família não apoia o fato de eu fazer desenhos de nudez artística, o conservadorismo enrrustido dos meus amigos os impede de apoiar o meu trabalho e a sociedade em si tenta invisibilizar esse estilo artístico. Claro que tudo isso não chega nem perto dos tipos de descriminação que as putas sofrem diariamente, para elas tudo é muito pior, mas é o bastante para me fazer me simpatizar.
Conforme já compartilhei antes no instagram, o meu perfil é um lugar seguro para as profissionais do sexo.

Para quem não sabe, o @cladaslobasong é uma ONG que luta pelos direitos básicos e por mais dignidade às profissionais do sexo. E a Jade é a líder desse grupo, (ou seria alcateia?). Desde que a vi em uma reportagem do jornal local senti vontade de fazer algo. Porque compreendo as dificuldades e desafios enfrentados por essas mulheres que muitas das vezes não encontram oportunidades de crescer na vida por conta de um machismo estrutural. Não vou adentrar em detalhes aqui. Mas o fato é que eu senti vontade de desenhar a Jade. Primeiro surgiu o retrato dela. No segundo desenho eu fiz questão de inserir um guarda chuva vermelho porque esse é o símbolo das profissionais do sexo. Também escrevi um poema para ela porque inicialmente havia pensado em fazer um fanzine com o mesmo. Mas a oportunidade ainda não surgiu. Então o mostrarei por aqui. Não se esqueçam. Apoiem as causas das profissionais do sexo. Respeitem as mulheres. Não vou especificar os materiais utilizados aqui porque esse desenho foi bem despretensioso. E já não lembro com exatidão quais materiais usei. Lembro apenas que ao fundo desenhei flores de Camélias. Abaixo o poema:



"Essa loba"

Essa loba é empoderada,
Uma autêntica guerreira.
Pela defesa dos direitos
É uma forte companheira.

Com a sua própria alcateia
É uma líder de muito respeito
Combatendo, junto a seu clã,
Toda forma de preconceito.

Essa loba é veterana
Dona de uma vasta experiência
Engajada com tantas causas,
Compartilhando a sua vivência

É uma pedra preciosa
Lapidada pelo ativismo.
Símbolo de representatividade.
Dando mais voz ao feminismo.


Foram utilizados os seguintes materiais na produção desse desenho. Papel Reciclato - Suzano 90g/m2. Grafite e lapiseira da @tridentdesetec, caneta nankin unipin fine line da @uniballbrasil, caneta tinteiro da @canetaszoot, caneta esferográfica da @bicbrasiloficial, caneta hidrográfica Cis dual brush na cor vermelha caneta hidrográfica Faber-CastellSuperSoft vermelha, caneta esferográfica Stabilo Liner 808  M vermelho, lápis carvão da @lyra_feelcreative, esfuminho da @sinoartdobrasil, caneta Marker Dual da Bismark na cor CGO.5 cool grey  e também caneta da La Plume nas cores CG
892 e CG894.



#clãdaslobas#profissionaisdosexo#nudezartística#desenhosdenudez#dibujosdesnudos#nudeart#desenhotradicional#modelovivo#modelodearte#RickVillalta

#unipinfineline#tridentdesetec#biccristal#canetabic#lyrafeelcreative#sinoartbrasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário