No ano de 2020 eu comecei a estudar, por
conta própria, sobre a história da fotografia de nudez artística. Encontrei um
vasto material visual sobre o assunto e isso me instigou a fazer desenhos de
releituras para algumas das várias fotografias feitas há séculos atrás. Era um
período de muitas incertezas e urgências, devido à pandemia. Eu precisava fazer
algo para me manter ocupado enquanto reorganizava as ideias para outros
projetos. Não dava para planejar nenhum zine, ou algo do tipo, porque toda a
cidade estava em lockdown. Foi quando me desafiei a fazer o máximo de desenhos
completos, no papel, que eu conseguisse em apenas um dia. Queria testar meus
limites e capacidade. Reservei um sábado apenas para essa tarefa.
No princípio da madrugada de Domingo,
quando terminei o décimo quinto desenho, já estava exausto. As costas doloridas,
a vista cansada. Mas ainda assim, particularmente, gostei muito do resultado. Foi
preciso mais alguns dias para fazer todo o processo de coloração de maneira
digital. Também senti a necessidade de fazer mais alguns desenhos novos para
complementar o projeto. Já não me recordo com clareza. Talvez tenha gasto um
mês para concluir tudo. Naquela ocasião eu não sabia ao certo o que fazer com os
desenhos. Talvez um zine, talvez um livreto de imagens. Acabei arquivando tudo,
assim como fiz com tantos outros projetos artísticos, por falta de grana para
fazer alguma publicação acontecer de verdade. E agora, decidi deixar uma
pequena amostra desses desenhos de releituras aqui.
O primeiro desenho é uma releitura para
uma das tantas fotografias feitas por E.J.Bellocq em meados de 1920. Eu gosto
muito da fotografia que inspirou esse desenho. Foi a primeira de todas as
releituras que eu fiz.
O segundo desenho foi baseado em uma fotografia de Auguste Belloc. Recentemente descobri que nas imagens de mais de um século, as fotos de mulheres gordas era mais uma maneira de demonstrar riqueza. Elas refletiam a fartura e riqueza das elites da sociedade. Apesar de discordar com esse tipo de conduta, não posso me sentir culpado pelos costumes e padrões de comportamento de séculos passados. Então, espero que não me julguem por ter feito esses desenhos. Porque o meu objetivo artístico é diferente do propósito da fotografia original.
O terceiro desenho foi baseado em uma
fotografia de autoria desconhecida, a data é estipulada de 1920. Apesar de gostar desse desenho, hoje em dia percebo que não
consegui reproduzir com total fidelidade a imagem. A moça da foto original tem
o corpo um pouquinho mais volumoso. Com curvas bem delineadas. Principalmente
nos quadris. Não que eu esteja tentando me justificar, mas olhando em
retrospecto percebo que isso ocorreu porque possivelmente esse deve ter sido um
dos últimos desenhos que eu fiz na maratona que comentei anteriormente. Mas
ainda assim, o desenho ficou muito bom.
O quarto desenho é mais uma releitura feita a partir de fotografia de E.J.Bellocq. Na verdade foi mais do que uma releitura. Eu tomei a liberdade de fazer uma adaptação para inserir a imagem no conceito da nudez artística. Na foto original a moça estava trajando uma camisola. Porém no conjunto de fotos do E.J.Bellocq tem outra foto dessa mesma mulher totalmente sem roupa. Ao me lembrar de "A Maja vestida" de Francisco Goya, que tem uma versão totalmente desnuda da mesma pintura, tive a ideia de fazer algo semelhante. Só me beneficiei da liberdade artística que os desenhos me possibilitam.
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